segunda-feira, 8 de julho de 2013

Lula, partidos aliados e oposição, liderada por Aécio Neves, pedem corte de ministérios

Aécio Neves 2014: As críticas a presidente Dilma ganharam mais uma voz: Lula. O ex-presidnete junta-se agora ao partidos aliados como o PMDB e ao senador Aécio do PSDB que sugeriu ao governo uma redução de 39 para cerca de 30 ministérios, além de um discurso de maior rigor fiscal.

Fonte: Folha de São Paulo

Senador Aécio Neves: líder da oposição


Recentemente, Lula reclamou que a presidente é "teimosa" e não queria "fazer ajustes" no governo, considerados por ele necessários para reverter o clima de pessimismo na área econômica e política.

Nesta segunda-feira (01), Aécio Neves afirmou que "cortaria pela metade o número de ministérios e dos mais de 25 mil cargos públicos comissionados" do governo se estivesse no lugar da presidente Dilma Rousseff. Aécio já foi comparado com Dilma pela revista inglesa The Economist, que disse que "emagrecimento" da máquina pública que Aécioproduziu em Minas Gerais se contrapõe com o "inchaço" observado na esfera federal.

Dilma tem hoje 39 ministros. São 24 ministérios, dez secretarias e cinco órgãos com status de ministério. Ela criou duas novas pastas, a Secretaria de Aviação Civil, cujo titular tem status de ministro, e o Ministério da Micro e Pequena Empresa.

Em dez anos, quase dobrou o número de ministros e secretários com status de ministros no topo da administração federal, em Brasília. A conhecida Esplanada dos Ministérios abrigava 21 ministros e secretários em 2002, e hoje possui 39 titulares. Seu antecessor deixou para ela 37 ministros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário