sexta-feira, 26 de julho de 2013

Novas regras para bebês nos aviões Por Patricia Maldonado


ThinkstockQuem já viajou de avião com bebê sabe como é: um caos!!!! Ele vai no colo, já que a poltrona foi feita para um adulto; não tem um cinto de segurança pequeninino, não há berço ou cadeirinha que o proteja em um acidente, como acontece nos carros, por exemplo. Eu sempre me perguntei como a Anac (agência Nacional de Aviação Civil) permitia tudo isso. Pensei em mandar uma carta questionando, mas a verdade é que o tempo é tão escasso e a gente tem tanta coisa pra fazer que eu acabei esquecendo.
Qual não foi minha surpresa quando, dia desses, ao abrir o jornal, me deparei com a notícia de que os aviões terão que respeitar novas regras para bebês a partir de 2014 (e para deficientes físicos também).
O que muda, na prática, é que as empresas também terão que providenciar cadeirinhas, berços ou cintos para crianças de colo, caso isso seja solicitado pelos passageiros. Ou então, deixar que os pais usem seus dispositivos. Hoje não há essa obrigação. Detalhe: os passageiros com necessidades especiais terão de avisar a companhia 48 horas antes de o voo sair. E a empresa terá que oferecer essa opção na hora da compra.
Outra novidade é que as companhias aéreas poderão acomodar passageiros prioritários também no fundo do avião - e não só na frente, como ocorre hoje (nesse caso nao sei se concordo muito... deficientes no fundo do avião? Como eles chegariam até lá com corredores tão estreitos entre as poltronas?).
Enfim, a nova resolução da Anac dá prazo até 12 de janeiro para que as empresas se adaptem. Ela substitui o texto de 2007 e vale para voos domésticos.
Aproveitando o assunto do post, adianto que vou viajar de avião com minhas filhas no início de agosto. Vai ser uma viagem longa. Sendo assim, prometo contar para vocês tudo que rolar nessa aventura. E dar dicas e sugestões para ajudar quando vocês forem os passageiros.

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário