terça-feira, 10 de setembro de 2013

Facebook pode ocasionar falsa felicidade e superficialidade nas relações



Dilton Ribeiro do Couto Junior é pedagogo, mestre e doutorando em educação e pesquisa fenômenos da cibercultura. Também é autor do livro: "Cibercultura, Juventude e alteridade: Aprendendo - Ensinando com o outro no Facebook". Ele relaciona a rede social sob outro ponto de vista: "As redes sociais e os diversos espaços físicos das cidades são indissociáveis. Digo isso porque as relações nos espaços físicos podem ser potencializadas nas redes sociais, e o contrário também é possível, muitos jovens interagem no Facebook também para marcar encontros com seus amigos fora da rede", opina.

O professor ressalta que, com os dispositivos digitais móveis com acesso à internet, a sociedade está cada vez mais conectada e muito mais presente nas relações que estabelecem. "Isso significa que estejamos distantes dos nossos amigos? Pelo contrário", defende.

Para Dilton Ribeiro o Facebook é um lugar de encontro com o outro. "O prazer de estar junto, de compartilhar as novidades e os acontecimentos da vida certamente são motivos que desencadeiam os incontáveis diálogos na rede. Não há dúvida de que as práticas sociais vêm sendo mediadas também pelas tecnologias digitais, e por isso considero o Facebook um lugar privilegiado para aprender e ensinar com o outro", conta.

Na opinião de Carlos Esteves, psicólogo do Núcleo de Terapia por Contingências de Reforçamento de Curitiba, definir o conceito de felicidade não é uma tarefa simples, no entanto há perspectiva de que as pessoas podem se sentir felizes quando estão interagindo virtualmente. Neste sentindo, o sentimento de felicidade tem uma relação direta com o conceito de "liberdade" e "controle" sobre suas expressões (manifestações).

Um ponto importante avaliado pelo psicólogo é quando o indivíduo apresenta um aumento progressivo de tempo dedicado à atividade virtual em detrimento de uma redução nas atividades em ambientes externos. Por exemplo: deixar de aceitar convites de encontros com os amigos para permanecer em casa conectado; ou por ter passado a madrugada conectado deixa de ir a um churrasco com os amigos para ficar dormindo durante o dia.


Fonte: Yahoo


Nenhum comentário:

Postar um comentário