quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Brasil, EUA, França e Itália no mesmo grupo da Copa? É possível

Com 21 dos 32 países classificados para a Copa do Mundo de 2014, o cenário da formação dos grupos do Mundial ficou muito mais claro. Até porque a Fifa confirmou o critério de usar seu ranking mensal para a definição dos cabeças-de-chave e já sabemos quais serão as oito seleções do Pote 1. Só que muitas surpresas acabaram acontecendo e outras podem ser esperadas para o sorteio, no dia 6 de dezembro, na Costa do Sauípe, em Salvador. E um super-grupo da morte, com Brasil, Estados Unidos, França e Itália é uma possibilidade.
Considerando que a Fifa use o mesmo modelo da última Copa do Mundo para dividir os potes, eles ficariam assim (nesse exercício, estou considerando o Uruguai classificado - joga a repescagem contra a Jordânia - e, portanto, cabeça-de-chave).
Cabeças-de-chave
Pote 1
Espanha
Argentina
Alemanha
Bélgica
Suíça
Brasil
Colômbia
Uruguai
Pote 2
Japão
Austrália
Coréia do Sul
Irã
EUA
Costa Rica
Honduras
México / Nova Zelândia
Pote 3:
África 1
África 2
África 3
África 4
África 5
Chile
Equador
Pior europeu do Ranking da Fifa que sair da repescagem
Pote 4
Holanda
Itália
Bósnia
Inglaterra
Rússia
Repescagem Europa 1
Repescagem Europa 2
Repescagem Europa 3
A repescagem europeia terá seu sorteio na próxima segunda-feira. Neste momento, os potes estão divididos assim:
Pote A
Croácia
Portugal
Grécia
Ucrânia
Pote B
França
Suécia
România
Islândia
Como seriam nove europeus "sobrando" no sorteio, não caberiam todos juntos no mesmo pote do Sorteio da Copa. Sendo assim, a Ucrânia ou um dos países do Pote B da Repescagem será a seleção de pior Ranking da Fifa classificada para a Copa do Mundo e iria para o Pote 3 do Sorteio da Copa. Pode ser a França! Para isso, basta que ele se classifique e os outros três vencedores sejam do Pote A. E com este cenário, podemos ter o super grupo da morte que escrevi no primeiro parágrafo.
É totalmente possível as bolinhas indicarem o Brasil ou a Argentina do Pote 1 do Sorteio da Copa do Mundo, os Estados Unidos do Pote 2, a França do Pote 3 e a Itália (ou Holanda) do Pote 4. Imagina como a Copa seria fantástica desde o primeiro dia, mesmo sabendo que um ou duas seleções grandes ficariam pelo caminho...
Muita gente tem criticado o processo de escolha de cabeças-de-chave. Eu não vejo tanto problema assim, por uma razão: mérito. O Ranking da Fifa é meritório. Essa é a verdade, embora o grande público o desconsidere por ser uma fórmula matemática complicada. E tudo que prevalece o mérito tem o meu aplauso. Mesmo podendo gerar um grupo com Suíça, Honduras, Equador e Bósnia...

Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário