segunda-feira, 25 de março de 2013

Corrida Eleitoral 2014: Aécio Neves tem potencial de crescimento maior do que Serra

Segundo pesquisa do Ibope, dentro do PSDB, Aécio Neves é o nome que mais pode crescer em relação às eleições de 2014.Internamente, a construção da candidatura de Aécio Neves pelo PSDB tem causado um rearranjo de forças, já que, em quase 30 anos de história, o partido sempre foi comando prioritariamente por forças paulistas.


Fonte: JPSDB MG


Aécio Neves tem potencial de crescimento maior do que Serra


O PSDB caminha para ter, pela primeira vez em sua história, um candidato à Presidência da República fora do domicílio eleitoral de São Paulo: Aécio Neves. E no que se refere a seu potencial de crescimento nas pesquisas de intenção de voto, o senador mineiro já atinge níveis iguais ao do último candidato do partido, já testado duas vezes, José Serra. É o que mostra pesquisa do Ibope onde foram ouvidas apenas pessoas que dizem conhecer os dois tucanos.

Internamente, a construção da candidatura de Aécio Neves pelo PSDB tem causado um rearranjo de forças, já que, em quase 30 anos de história, o partido sempre foi comando prioritariamente por forças paulistas. Portanto, não é de estranhar que a consolidação do nome do senador mineiro para o pleito de 2014 precise de um tempo mais longo de maturação.

E por mais que os adversários e a crônica política tentem empurrar Aécio Neves para o erro de antecipar o embate eleitoral com a já confirmada candidata à reeleição, Dilma Rousseff, ele sabe que este momento é de construir alianças; consolidar um programa de governo que atenda as necessidades da população e de acelerar o conhecimento dos eleitores em relação ao seu nome e à sua história política.

E o que mostra a pesquisa realizada pelo Ibope é exatamente isso: Aécio Neves é o candidato do PSDB que mais tem espaço para crescimento junto ao eleitorado. E reforçando sua baixa rejeição, ele já atingiu patamares positivos de nomes que estão há 20 anos na mídia nacional, como o ex-ministro da Saúde e candidato derrotado à Presidência da República por duas vezes, José Serra.

Segundo o Ibope, entre os eleitores que dizem conhecer Aécio e Serra, 41% poderiam votar no mineiro e 42% no paulista. O que mostra um equilíbrio total entre os dois e afasta qualquer argumento de que Aécio ainda não está preparado para representar o PSDB nas eleições de 2014.

Pelo contrário, os tucanos precisam analisar um segundo dado da pesquisa: por ter menor rejeição e mais espaço para se tornar popular, pois Serra já é conhecido por 86% dos eleitores e, ao mesmo tempo, rejeitado por 50% deles, o senador mineiro é a aposta mais certeira para que o PSDB chegue ao período eleitoral oxigenado.

A pesquisa do Ibope deve estar no centro das discussões internas do ninho tucano. Num cenário onde a disputa caminha para uma luta quase inglória contra um partido – o PT – que há 10 anos usa deliberadamente a máquina pública ao seu bel prazer eleitoral, não há outra alternativa do que se reinventar. É por isso que a grande chance para 2014 dentro do PSDB é Aécio Neves.





Marcadores: Aécio Neves 2014, Aécio Neves Choque de Gestão, Aécio Neves gestão de qualidade, Aécio Neves gestão eficiente, Aécio Neves presidente, Senador Aécio Neves

Nenhum comentário:

Postar um comentário