quinta-feira, 11 de abril de 2013

Biografia Aécio Neves


1960 – Nasce em Belo Horizonte Aécio Neves da Cunha, em 10 de março, filho do ex-deputado federal Aécio Ferreira da Cunha e de Inês Maria Neves Faria. Descendente de uma família com forte tradição na política, é neto do ex-presidente da República Tancredo Nevese do deputado federal Tristão da Cunha.


Aécio no colo de sua mãe, Inês Maria, acompanhado pela avó Risoleta Neves e pela irmã, Andrea Neves
 
1971 – Muda-se com a família para o Rio de Janeiro, para que seu pai participasse de um curso na Escola Superior de Guerra.


1979 – Conclui o 2º grau pelo Colégio São Vicente de Paulo, no Rio de Janeiro.

1983 – Torna-se o secretário particular do 
governador de Minas Gerais Tancredo Neves.


 1984 – Formou- se em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMINAS). 

Destacou-se como presidente da ala jovem do PMDB, em Minas Gerais, participando do movimento nacional a favor das eleições diretas, a campanha das “Diretas Já”.

 
1985 – Tancredo Neves é eleito presidente do Brasil. Aécio Neves acompanha o avô nas visitas oficiais aos governos da Itália, Portugal, Espanha, França, Estados Unidos, Peru e Argentina. Na Itália, eles são recebidos pelo papa João Paulo II.

Aécio é recebido pelo papa João Paulo II
 
1986 – Em sua primeira disputa eleitoral obteve 236.019 votos, elegendo-se como o deputado federal mais votado de Minas Gerais.




O primeiro comitê de Aécio Neves, em Belo Horizonte

 
1987 – Como deputado federal, Aécio Neves participou ativamente da formulação da Constituição Brasileira, coroando o processo de redemocratização do país. Ele apresentou 46 emendas, entre as quais destaca-se a que instituiu o direito ao voto para os jovens entre 16 e 18 anos.

Na Assembleia Constituinte, 
Aécio foi vice-presidente da Comissão da Soberania e dos Direitos e Garantias do Homem e da Mulher e integrou a Subcomissão da Nacionalidade, da Soberania e das Relações Internacionais e a Comissão de Sistematização, responsável por avaliar, alterar e apresentar os projetos finais da Constituição.




Aécio apresenta emenda que institui o voto aos 16 anos

"O Parlamento não reflete apenas as virtudes de uma sociedade. Ele representa a sociedade na complexidade de seu tempo - e há tempos melhores, como há tempos piores, em qualquer nação do mundo." - Aécio Neves




Aécio na Assembçeia Nacional Constituinte - a democracia volta ao pais

1988 – Promulgada a Constituição Brasileira. Como deputado federal, em seu primeiro mandato, Aécio participa da formulação da Constituição de 88. A democracia renasce no país.
 

"A promulgação da Carta de 88 teve um alto valor simbólico, porque naquele momento devolvia o País à legalidade, à ordem democrática, após duas décadas de luta do povo brasileiro. As sociedades humanas se fundam nas normas, algumas em si mesmas evidentes, e em outras, estabelecidas conforme a experiência e a necessidade, que se reúnem em suas constituições políticas. Por isso, só a Constituição, discutida e aprovada pelos representantes de todo o povo, dá legitimidade ao poder do Estado, estabelece os governos e lhes fixa os limites de ação. Durante os anos de arbítrio, não tivemos constituições, embora delas houvesse simulacros, redigidos na penumbra dos gabinetes de Brasília e aprovados por um Congresso intimidado pela força. Não eram constituições, mas atas de submissão ao regime autoritário. Não garantiam as liberdades, suprimiam-nas; Pouco a pouco, dia a dia, noite a noite, uma nova democracia foi sendo pacientemente tecida. A luta pela democracia reconquistada ficou para sempre enraizada na história de homens e mulheres que souberam ouvir as ruas e assim transformaram os sonhos de um povo inteiro em realidade viva e determinada."

Aécio Neves, 21 de Abril de 2008.

1988 – É fundado o 
Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, ano em que o Brasil ganhava uma nova constituição. O Partido e a democracia nasceram juntos no Brasil.




Franco Montoro, Fernando Henrique Cardoso e Mário Covas fundam o PSDB

1989 – Filia-se ao Partido da Social Democracia Brasileira – PSDB, unindo-se a grandes nomes da política brasileira, como Fernando Henrique Cardoso, Mário Covas e Franco Montoro
 


1990 – Conquista, pela segunda vez, o mandato como deputado federal na Câmara.
Aécio participa da Mesa Diretora na Câmara

 1991 – Nasce, em 15 de agosto, a sua filha Gabriela, no Rio de Janeiro.


1994 – Eleito, pela terceira vez, deputado federal. Atua como terceiro-secretário da Câmara, em seu primeiro cargo na Mesa Diretora.

1995 – É eleito presidente do PSDB de Minas Gerais.

1997 – Eleito líder da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados.

1998 – Eleito, pela quarta vez consecutiva, deputado federal. É o deputado do PSDB mais votado no País e o candidato reeleito mais votado em Minas Gerais.

1998 – O PSDB completa dez anos.

“Em dez anos, o PSDB formou-se, chegou democraticamente ao poder e, com o apoio de amplas forças políticas, eliminou a inflação, estabilizou a economia, abriu mercados, reformou o Estado, enfrentou duras crises. Não importa que alguns pretendam ingloriamente desconsiderar o nosso papel, diante da História que estamos escrevendo: serão sempre os que confundem responsabilidade com submissão, compromisso com barganha, negociação com hesitação. A verdade iniludível, contudo, é que temos legitimidade e credibilidade, por tudo que já realizamos, para vencer agora o desafio do emprego e da justiça.” Aécio Neves.

1999 – Eleito pela segunda vez líder da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados.
Partiu de Mário Covas o apoio à candidatura de Aécio Neves para a presidência da Câmara dos Deputados em 1999

“ Mário Covas sonhava com um partido que refletisse, na sua postura, a indignação da população cansada da corrupção e da incompetência do Estado nacional. Sua presença entre nós foi sempre estimuladora, quando não crítica, dos nossos próprios passos coletivos e sobre a direção que tomávamos.” Aécio Neves.

2000 – Eleito líder da bancada do PSDB na Câmara dos Deputados. Atua na liderança do partido na Câmara pelo quarto ano consecutivo.
Pela primeira vez, um parlamentar representa o PSDB por um período tão longo.

2001 – É apontado como “
o político mais influente do Congresso”, de acordo com pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

2002 – Aécio oficializa sua candidatura ao governo de Minas.

Itamar apoia candidatura de Aécio Neves

“Venho dizer aos mineiros, neste palácio que resume e encarna as nossas virtudes e as nossas razões, que aceito disputar o governo de Minas GeraisAécio Neves.

2002 – É novamente considerado "o político mais influente do Congresso", de acordo com pesquisa do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap)

2003 – Toma posse como governador de Minas Gerais.

"Há muitos anos que o poder central se esqueceu do compromisso inicial da República, de respeitar a autonomia dos municípios e dos Estados. União pressupõe a igualdade das partes. Se algumas partes se sobrepuserem a outras, não há união, mas, sim submissão. Se não formos capazes de restaurar, e já, o pacto federativo, a integridade nacional estará ameaçada pelos aventureiros que sempre se nutrem dos ressentimentos regionais. Grande é a responsabilidade de Minas, como o estado que ocupa o centro histórico e geográfico do País, nessa busca do equilíbrio de poder entre os entes federados, e dela não nos esquivaremos." - Aécio Neves

Aécio com sua filha, Gabriela, durante a cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2003, no Palácio da Liberdade
2003 - Implanta no governo de Minas, o Choque de Gestão, principal referência emadministração pública no Brasil. O ponto de partida: gastar menos com o governo e mais com o cidadão. A idéia era reduzir o peso dos recursos destinados à máquina administrativa e ampliar os investimentos destinados a melhorar a qualidade de vida das pessoas em áreas como saúde, educação, segurança, infraestrutura, meio ambiente e geração de emprego e renda, entre outras. 

2004 – Aécio anuncia o “
déficit zero" nas contas públicas de Minas Gerais”. A partir da adoção do "Choque de Gestão” -, o governo de Minas conseguiu equilibrar as despesas e receitas do Estado. Para obter esse resultado, Aécio determinou a extinção de cargos, a diminuição do número de secretarias, o corte de despesas com serviços e materiais e a redução do próprio salário.

Aécio Neves durante anúncio do Déficit Zero

2006 - Reeleito governador de Minas Gerais em primeiro turno, recebe a maior votação da história de Minas Gerais, cerca de 73% dos votos válidos.

Aécio durante cerimônia de posse, em 1º de janeiro de 2007, no Palácio da Liberdade

2009 - Pesquisa do Datafolha aponta Aécio como primeiro colocado no “Ranking de Avaliação dos Governadores. Em três pesquisas realizadas pelo Instituto Datafolha, durante o período que governo Minas Gerais, Aécio Neves foi considerado o governador com maior índice de aprovação em seu estado.

Arte: Folha de São Paulo - 25 maroço 2009
 
2001 - É eleito senador da República por Minas Gerais. Aécio Neves recebe 7.565.377 votos.

O seu sucessor no governo do Estado, o professor Antonio Anastasia - que apresentava a proposta de dar continuidade ao trabalho executado por Aécio - é eleito, em primeiro turno, com 62,77% dos votos válidos.

Aécio Neves e Antonio Anastasia, durante a campanha para o Senado Federal e para o Governo de Minas, na Praça da Estação, em Belo Horizonte.
 
2011 - Lançamento da Frente pela Adoção. Em uma parceria com os deputados federais Gabriel Chalita, Alessandro Molon e Antônio Reguffe e com o senador Lindbergh Farias,Aécio participa do lançamento do programa que estimula ações de incentivo à adoção de crianças e adolescentes no Brasil. 
Lançamento do programa de Políticas de Adoção e da Convivência Familiar e Comunitária

Marcadores: 

2012 - Eleito como um dos 100 brasileiros mais influentes do ano pela Revista Época.



2012 – Fernando Henrique Cardoso anuncia Aécio Neves como o candidato do PSDB à Presidência da República.

Nenhum comentário:

Postar um comentário