sexta-feira, 19 de abril de 2013

Deputados criticam: Minas Gerais recebe tratamento inadequado do PT quando o assunto é investimento


Um balanço feito pelo senador Aécio Neves sobre o descumprimento de promessas para Minas Gerais em 10 anos de governo petista mostra que o estado mineiro tem recebido tratamento inadequado quando o assunto é investimento. O senador tucano divulgou nesta semana carta na qual indica, em dez pontos, o descumprimento dessas promessas.


Fonte: PSDB

O senador citou o abandono do metrô de Belo Horizonte, a não duplicação da BR-381, a não execução das obras no anel rodoviário, entre outras melhorias que o governo do PT deixou de fazer no estado. Deputados tucanos criticaram a falta de compromisso da gestão petista com a região.

Segundo Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG), Minas tem recebido tratamento inadequado do governo federal em relação ao repasse de verbas federais para tocar projetos parados. De acordo com ele, o investimento é baixo perto da enorme malha rodoviária local.

“É preciso duplicar urgente a BR-381, conhecida como a “rodovia da morte”, entre outras estradas. Há dez anos essas estradas se encontram no mesmo estado lamentável e com números crescentes de mortes. O descaso com o aeroporto também é grave. A duplicação estava prevista para o início do governo e não foi prioridade, o que demonstra uma despreocupação do governo com MG”, ressaltou.

O deputado cobrou ainda uma atenção maior com o metrô de Belo Horizonte. Dez anos atrás, o presidente Lula afirmou: “O metrô de BH será prioridade do governo federal.” Após inúmeros anúncios, a expansão do transporte público até hoje tem recursos insuficientes, lamentou Abi-Ackel.

Segundo o parlamentar, há uma enorme carência na aplicação de recursos federais em Minas, como apontou o senador Aécio Neves. Ao comparar os aportes de outras regiões com os de MG, verifica-se que a coloração partidária tem sido determinante na alocação de dinheiro pelo governo federal. “Isso é muito triste. As verbas têm que ser aplicadas de maneira republicana. Infelizmente Minas tem ficado em enorme prejuízo em muitos setores quando o assunto é investimento do governo federal”, apontou.

O tucano espera que o quadro seja revertido. “É importante que os mineiros percebam o descumprimento das promessas e comecem a pressionar o Planalto para transformá-las em realidade”, concluiu.

O tucano Marcus Pestana (PSDB-MG) também critica o baixo investimento no estado e lembra que a presidente Dilma só vai a BH para eventos de caráter partidário. “Ela foi ao comício do Patrus Ananias, candidato do PT à prefeitura que derrotamos. E agora retorna não como a presidente de todos os brasileiros, mas com a camisa vermelha e com a carteirinha do PT para comemorar uma atividade partidária de dez anos de governo petista. Os mineiros não têm o que comemorar”, disse. “Ela tem virado as costas para Minas”, completou.

Para o deputado, Aécio pontuou muito bem as promessas descumpridas. O tucano gostaria que a presidente visitasse BH não só para celebrações partidárias, mas para inaugurar obras. Um exemplo é nova fábrica da Fiat, transferida pelo governo do PT para Pernambuco, tirando milhares de empregos dos mineiros.

A frase:

“O metrô de BH não teve uma estação nova durante o governo do PT. A última estação foi inaugurada no governo Fernando Henrique. Temos muitos motivos para estarmos decepcionados. No momento certo, Minas vai saber se posicionar em torno dessa herança que não deve ser comemorada pelos mineiros.”

Deputado Marcus Pestana (PSDB-MG)

→ O programa Água para Todos, lançado em 2011, é um exemplo de promessa não cumprida. A previsão era investir R$ 2,9 bilhões na construção de 750 mil cisternas até 2014, mas, até hoje, apenas 28% dos recursos foram aplicados e o número de equipamentos instalados não passou de 270 mil.

→ Só o metrô de Porto Alegre (RS), terra onde a presidente Dilma passou sua vida, recebeu mais de R$ 1 bilhão. Enquanto isso, o metrô de BH, em 10 anos, não teve apoio para sua ampliação. Conhecida em todo país como a “rodovia da morte”, pelo alto número de acidentes registrados em suas pistas, a BR-381 tem sido outra das promessas das campanhas eleitorais do PT nunca cumpridas pelo governo petista.


Fonte: Diario Tucano


Leia também Carta do PSDB de Minas: Presidente Dilma faltou com a verdade aos mineiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário