segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia da Inconfidência: senador Aécio Neves exalta a liberdade

Durante solenidade em Ouro Preto o Senador Aécio Neves destacou a luta de Minas Gerais pela liberdade. Homenagem a Joaquim Barbosa.




Palco de tantas manifestações políticas pela democracia, liberdade e conquistas populares, a Praça Tiradentes, em Ouro Preto, foi novamente ocupada neste último domingo (21/04) por líderes nacionais, como o senador Aécio Neves (PSDB) e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Joaquim Barbosa. Ali, as vozes de Minas Gerais se lançaram ao vento para exaltar a vocação dos mineiros por lutarem pelos interesses nacionais.

E sempre foi assim. Quando os mineiros se inflamam, lançam suas vozes pelo além das montanhas. Não se acomodam nunca. É natural da índole deles a inquietude e o sentimento de que é capaz fazer algo mais pelo Brasil.

Neste domingo, a solenidade da entrega da Medalha da Inconfidência foi de homenagens aos mineiros que contribuíram ao Brasil via o Poder Judiciário. E na atualidade não existe nome mais digno de figurar na liderança deste bastião do que o de Joaquim Barbosa, mineiro da antiga Paracatu do Príncipe, a atual cidade de Paracatu, no Noroeste mineiro.

Barbosa se tornou referência nacional de moralidade pública. Esteve à frente do processo que julgou o maior esquema de compra de apoio político com dinheiro público da história do Brasil, o Mensalão do PT.

E por sua contribuição ao resgate da moralidade, foi homenageado no mais respeitado palco de exaltação à liberdade do país, a Praça Tiradentes, em Ouro Preto.

“Estamos homenageando um mineiro que é reconhecido não apenas no Brasil, mas no mundo, pela importância que tem. Não tenho dúvidas de que o recente julgamento pelo Supremo Tribunal Federal, hoje presidido pelo ministro Joaquim Barbosa, é um marco importante para institucionalidade, para a própria democracia brasileira. É uma honra para todos nós poder tê-lo como nosso conterrâneo e, hoje, aqui em Ouro Preto, participando desta cerimônia. Minas cultiva muito os símbolos e não há hoje no Brasil uma cerimônia cívica de maior relevância no que diz respeito à defesa da democracia e da liberdade do que o 21 de abril em Ouro Preto”, destacou o senador Aécio Neves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário