quarta-feira, 24 de abril de 2013

Modelo para o Brasil todo: Choque de Gestão de Aécio Neves


Ensinando o Brasil, agora o Governo federal passa a seguir as boas práticas na área da Educação, criadas em Minas Gerais a partir do Choque de Gestão do ex governador Aécio Neves

                                                                 Aécio Neves

Diversos avanços obtidos por Minas Gerais na área da Educação foram obtidos desde a implantação do Choque de Gestão pelo ex governador Aécio Neves, em 2003, são provas de que existe um longo, mas consistente caminho para o governo federal nacionalizar essas conquistas. Mesmo que tendo responsabilidades distintas, já que atua em níveis de ensino diferentes dos estados, ao lançar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), no final de 2012, o Ministério da Educação cria uma possibilidade similar à que o Governo de Minas apresentou para os municípios mineiros há seis anos, quando lançou o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e em seguida, o ampliou para as administrações municipais.

Assim como quer o governo federal agora, Minas Gerais já entendia que seria necessária a adoção de um programa que acelerasse a meta de ter todas as crianças de oito anos de idade lendo e escrevendo. E para isso, criou, em 2007, o PIP para que os professores e demais profissionais da educação tivessem um suporte pedagógico especial e, consequentemente, pudessem auxiliar os alunos com baixo desempenho a prepararem de uma forma melhor.

Para tanto, apresenta-se como uma estratégia de apoio à escola, para assegurar o acompanhamento e a orientação do trabalho do professor, em sala de aula, e do gestor na administração escolar.

O PIP conta com materiais de apoio para suporte à prática docente, bem como promove capacitações periódicas, seja sobre a utilização dos recursos pedagógicos disponibilizados, seja para o aperfeiçoamento continuado dos professores. Desenvolve ainda ações coletivas que envolvem a direção das escolas, especialistas, professores, pais e toda a comunidade escolar, buscando garantir o sucesso educacional dos alunos e, portanto, o sucesso das escolas.

Quando o governo federal lança um programa – o PNAIC - com as mesmas diretrizes do PIP, espera-se que, no futuro, os alunos de todo o país possam ter um desempenho como o alcançado pelos de Minas Gerais. Hoje, seis anos após a implantação do PIP, quase 90% dos alunos mineiros estão dentro do padrão recomendável de alfabetização.
O pioneirismo de Minas Gerais demorou a ser seguido pelo governo federal, mas o atraso, ao menos, foi importante para que os resultados viessem e comprovassem que os acertos do Choque de Gestão criado por Aécio Neves.

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