Ensinando o Brasil, agora o Governo federal passa a seguir
as boas práticas na área da Educação, criadas em Minas Gerais a partir do
Choque de Gestão do ex governador Aécio Neves
Aécio Neves
Diversos avanços obtidos por Minas
Gerais na área da Educação foram obtidos desde a implantação do Choque de Gestão pelo ex governador Aécio
Neves, em 2003, são provas de que existe um longo, mas consistente caminho para
o governo federal nacionalizar essas conquistas. Mesmo que tendo
responsabilidades distintas, já que atua em níveis de ensino diferentes dos
estados, ao lançar o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC),
no final de 2012, o Ministério da Educação cria uma possibilidade similar à que
o Governo de Minas apresentou para os municípios mineiros há seis anos, quando
lançou o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP) e em seguida, o ampliou para
as administrações municipais.
Assim como quer o governo
federal agora, Minas Gerais já entendia que seria necessária a adoção de um
programa que acelerasse a meta de ter todas as crianças de oito anos de idade
lendo e escrevendo. E para isso, criou, em 2007, o PIP para que os professores
e demais profissionais da educação tivessem um suporte pedagógico especial e,
consequentemente, pudessem auxiliar os alunos com baixo desempenho a prepararem
de uma forma melhor.
Para tanto, apresenta-se como uma estratégia de
apoio à escola, para assegurar o acompanhamento e a orientação do trabalho do
professor, em sala de aula, e do gestor na administração escolar.
O PIP conta com materiais de
apoio para suporte à prática docente, bem como promove capacitações periódicas,
seja sobre a utilização dos recursos pedagógicos disponibilizados, seja para o
aperfeiçoamento continuado dos professores. Desenvolve ainda ações coletivas
que envolvem a direção das escolas, especialistas, professores, pais e toda a
comunidade escolar, buscando garantir o sucesso educacional dos alunos e,
portanto, o sucesso das escolas.
Quando o governo federal lança
um programa – o PNAIC - com as mesmas diretrizes do PIP, espera-se que, no
futuro, os alunos de todo o país possam ter um desempenho como o alcançado
pelos de Minas Gerais. Hoje, seis anos após a implantação do PIP, quase 90% dos
alunos mineiros estão dentro do padrão recomendável de alfabetização.
O pioneirismo de Minas Gerais
demorou a ser seguido pelo governo federal, mas o atraso, ao menos, foi
importante para que os resultados viessem e comprovassem que os acertos do
Choque de Gestão criado por Aécio Neves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário